Televisão Digital Educativa

Modelagem de Conteúdos Interativos | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Trabalho SIMTVD

BELDA, Francisco Rolfsen. “Estrutura de conteúdos educativos para T V Digitial: um modelo de referência“. In: I Simpósio Internacional de Televisão Digital, 2009, Bauru. Caderno de Resumos do I Simpósio Internacional de Televisão Digital, 2009.

Link para o texto do trabalho em PDF

Resumo: O trabalho propõe um modelo estrutural de conteúdos educativos para televisão digital interativa. Seu objetivo é fornecer subsídios e referências para processos colaborativos de produção de conteúdos em redes e comunidades de aprendizagem associadas a canais universitários e educativos de telvisão. São definidos termos, atores, eventos, ambientes, categorias, classes e atributos de conteúdo, com indicação de critérios para sua vinculação síncrona ou assíncrona numa programação, além de requisitos e funções computacionais básicas para sua veiculação seletiva, adaptativa e participativa através de mídias digitais. O modelo é apresentado em duas formas: descritiva, por meio de definições, sentenças e quadros de classificação; e visual, por meio de mapas conceituais inter-relacionados. Os resultados indicam que o uso interativo da televisão digital na educação depende de modelos sistematizados de conteúdo que contemplem a participação comunitária na produção e veiculação de mídias, com o fortalecimento dos instrumentos de aprendizagem para além da comunicação vertical, centralizada e hierarquizada dos canais tradicionais de radiodifusão.

Written by Francisco Rolfsen Belda

22/09/2010 às 05:51