Televisão Digital Educativa

Modelagem de Conteúdos Interativos | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Atores e papéis

leave a comment »

Equipes de produção organizam-se seguindo um conjunto de papéis colaborativos e complementares, executados por indivíduos ou grupos em comunidades de aprendizagem.Cada ator listado não corresponde, necessariamente, a um indivíduo ou grupo de indivíduos, podendo designar papéis correspondentes a tarefas específicas que um mesmo membro da equipe pode realizar paralelamente ou até mesmo simultaneamente, considerando as circunstâncias de cada grupo acadêmico, escolar ou corporativo que aplique o modelo. Assim, dois ou mais desses papéis podem ser fusionados, combinados, sobrepostos, assim como cada um deles pode eventualmente dividir-se em dois ou mais grupos de tarefas paralelas (por exemplo, desmembrando-se o papel de “redator” nos grupos hipotéticos de tarefa “escrever” e “revisar”).

Quadro: Atores e papéis de produção de conteúdo

ATORES PAPÉIS
  1. 1. Tele-interator
Responsável pela fruição interativa dos conteúdos veiculados; é geralmente identificado como aluno ou público, mas pode ser qualquer indivíduo ou segmento de público que acesse o ambiente televisivo de aprendizagem
  1. 2. Autor
Responsável pela autoria de uma peça de conteúdo produzida no âmbito da comunidade de aprendizagem, de forma individual ou coletiva, ou adquirida a partir de acervos externos, conforme créditos indicados
  1. 3. Professor
Responsável pelo planejamento e organização de peças de conteúdos para compor uma programação educativa; pode ou não atuar como mediador, roteirista, conteudista e apresentador de uma peça audiovisual educativa
  1. 4. Mediador
Responsável pelo fomento à interação na comunidade de aprendizagem a partir dos conteúdos veiculados, incluindo a supervisão de recomendação dos conteúdos e da participação de tele-interatores no fórum
  1. 5. Conteudista
Responsável pela produção da pauta de conteúdos, a partir de pesquisa e seleção de informações de referência a serem roteirizados, com uso de acervos educativos multimídia, considerando os requisitos indicados
  1. 6. Roteirista
Responsável pela redação de roteiro de produção de conteúdos educativos, a partir de referências indicados pelo conteudista, considerando os requisitos indicados
  1. 7. Apresentador
Responsável pela apresentação de uma aula, documentário, entrevista, reportagem, debate ou outra peça educativa, a partir das especificações do roteiro de produção
  1. 8. Produtor audiovisual
Responsável pela organização logística da produção de conteúdo, considerando condições e circunstâncias de planejamento, gravação, edição e finalização de peças educativas
  1. 9. Programador
Responsável pelo desenvolvimento de códigos de aplicações computacionais, com uso de linguagens declarativas e procedurais para mídias interativas, de acordo com requisitos e especificações
  1. 10. Designer instrucional
Responsável pela elaboração de estratégias de apresentação de conteúdo e organização de percursos de navegação interativa, considerando aspectos midiáticos e educacionais influentes no projeto
  1. 11. Designer artístico
Responsável pela identidade visual dos conteúdos e aplicações, com uso de cores, tipos e composições para o desenvolvimento de layout e telas, considerando padrões de conteúdo e diretrizes de usabilidade
  1. 12. Cinegrafista
Responsável pela operação de câmeras e acessórios para captura de vídeo, conforme indicações do roteiro e princípios de iluminação, enquadramento e alternância de câmeras
  1. 13. Técnico de som
Responsável pela operação de microfones e acessórios para captura de áudio, conforme indicações do roteiro e princípios de microfonia e acústica, além da seleção de trilhas e demais efeitos sonoros
  1. 14. Editor
Responsável pela decupagem, edição e montagem de conteúdos audiovisuais, incluindo vídeos e vinhetas, com uso de softwares especialistas, a partir de referências de conteúdo e requisitos indicados
  1. 15. Redator
Responsável por redigir textos componentes das aplicações e conteúdos educacionais desenvolvido, considerando regras e padrões de legibilidade e requisitos de conteúdo
  1. 16. Apresentador
Responsável por apresentar conteúdos educativos tais como entrevistas, debates e aulas, considerandos orientações expressas no roteiro e demais requisitos de conteúdo
  1. 17. Locutor
Responsável pela gravação de áudio de menus, narração de documentários e reportagens, entre outros componentes sonoros das peças de conteúdo audiovisual
  1. 18. Repórter
Responsável pela produção de reportagens que ilustrem, exemplifiquem ou atualizem outros conteúdos educativos
  1. 19. Ilustrador
Responsável pela produção de desenhos, charges, caricaturas e outras ilustrações associadas a ou caracterizadas como conteúdo educativo
  1. 20. Animador
Responsável por modelar e animar ambientes virtuais de aprendizagem e espaços temáticos tridimensionais, entre outros conteúdos de animação, com uso de softwares especialistas
  1. 21. Especialista
Responsável por participar, na condição de palestrante, conferencista, entrevistado ou debatedor, da produção de conteúdos educativos
  1. 22. Gestor
Responsável pela organização geral da produção de conteúdos, considerando princípios de administração de recursos humanos e materiais
  1. 23. Operador de

telecomunicação

Responsável por orientar, testar e validar tecnicamente as aplicações desenvolvidas, considerando sua transmissão e recepção por mídias convergentes e distribuídas, conforme sistemas e padrões adotados


Anúncios

Written by Francisco Rolfsen Belda

23/09/2010 às 20:59

Publicado em Fundamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: