Televisão Digital Educativa

Modelagem de Conteúdos Interativos | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Ambientes e espaços

leave a comment »

Ambientes de aprendizagem televisiva e seus espaços temáticos podem constituir réplicas virtuais de espaços correspondentes a uma coleção de conteúdos educativos. Assim, podem ser um campus universitário, escola, empresa, fábrica, hospital, fazenda, usina, museu, entre outros contextos significativos. Esses ambientes são concebidos neste modelo como elementos continentes, isto é, lugares virtuais nos quais estão contidos, de forma contextualizada, conteúdos educativos e interativos. Espaços temáticos são repartições desses ambientes e implicam segmentação no conteúdo abrigado, de modo que certos conteúdos só possam ser acessados a partir de um espaço respectivo. Este pode ser exclusivo de um ambiente virtual educativo ou compartilhado por dois ou mais ambientes, com conteúdos diferenciados e selecionados a partir da montagem de uma programação específica para cada propósito educacional. Confira exemplos:

Quadro: Espaços temáticos e ambientes virtuais

ESPAÇOS TEMÁTICOS AMBIENTES VIRTUAIS
Escola Empresa Fábrica Hospital Fazenda Usina Museu
  1. Laboratório
X X X X X X X
  1. Biblioteca
X X X X X
  1. Sala de aula
X X X
  1. Ginásio
X
  1. Reuniões
X X X X X
  1. Escritório
X X X X X
  1. Auditório
X X X X X
  1. Administração
X X X X X X X
  1. Secretaria
X X X X X X
  1. Maquinário
X X X
  1. Controles
X X X X X
  1. Cirúrgico
X
  1. Quarto
X
  1. Emergência
X
  1. Enfermaria
X X X X X X
  1. Refeitório
X X X X X X
  1. Berçário
X X

É possível estabelecer conexões entre diferentes espaços temáticos em um ambiente, bem como ligações entre diferentes ambientes virtuais através de espaços temáticos compartilhados, conforme percursos previstos ou itinerários pré-definidos de navegação. Nesse sentido, pode-se reutilizar e adaptar espaços temáticos em diferentes ambientes virtuais, de forma a racionalizar seu aproveitamento. Não há restrições para o desenvolvimento de coleções de ambientes e espaços para abrigar conteúdos educativos, desde que preservados os princípios essenciais descritos no modelo.

Um ambiente virtual televisivo também pode abrigar diversos níveis de identidade comunitária de televisão. Eles não constituem (e nem correspondem a) canais exclusivos de programação, mas macro-contextos em que os conteúdos educativos podem ser organizados. Neste modelo, são propostos três grupos de macro-contextos. Eles procuram abstrair características comuns aos segmentos de educação básica, universitária e corporativa, com respectivos subníveis comunitários de aprendizagem.

MACRO-CONTEXTO NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3
Ensino básico Escola Disciplina Turma
Ensino Superior Campus Área Grupo
Treinamento Empresa Setor Equipe

Quadro 6. Macro-contextos em ambientes televisivos de aprendizagem

Esses macro-contextos definem perfis preferenciais de organização de conteúdos, mas podem ter programação inter-relacionada e compartilhar acervos de mídia. Membros de comunidades de aprendizagem podem utilizar esses contextos para recriar e mesclar conteúdos para compor, coletiva e colaborativamente, uma rede dinâmica (e não uma grade fixa) de programação. Assim, o usuário de um sistema ideal desenvolvido a partir deste modelo pode requisitar uma cesta de conteúdos previamente identificados com um determinado nível e tipo macro-contextual. Ele poderia, também, acrescentar ou excluir conteúdos nessa cesta, além de salvar preferências e consultar versões organizadas por outros usuários.

No modelo proposto, a composição de um acervo classifica-se em categorias midiáticas a partir de uma série finita de conteúdos típicos. Seus atributos e regras de restrição visam padronizar essa organização, embora o modelo não impeça alterações nesses metadados.

Anúncios

Written by Francisco Rolfsen Belda

23/09/2010 às 19:08

Publicado em Estrutura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: