Televisão Digital Educativa

Modelagem de Conteúdos Interativos | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Atributos das classes

leave a comment »

Deve haver critérios para a caracterização de atributos conforme as relações de necessidade, multiplicidade e ordem, conforme definidas no modelo.Necessidade refere-se à obrigatoriedade ou não de explicitação de um atributo para a submissão de conteúdo ao acervo. Multiplicidade, ao caráter simples ou múltiplo do valor de um atributo. E ordem, à possibilidade de um atributo ser ou não exibido ao espectador. A classe formulário deve ser, nesse sentido, considerada de maneira especial, mantendo-se a parte dessas classificações de atributos na medida em que sua composição se dá justamente em função dos atributos das demais classes de conteúdo. Para ilustrar esse aspecto é incluso nos Apêndices um modelo de formulário unificado para submissão de conteúdos ao acervo, considerando os critérios expostos.

 

Quadro: Relação de atributos das classes conforme sua necessidade, multiplicidade e ordem de exibição

CLASSES

ATRIBUTOS O – Opcional      N – Necessário      M – Múltiplo   E – Exibido     R – Restrito

Nome

Autoria

Person.

Duraç.

Área

Nível

Data

Tema

Palavra

Caract.

Fonte

Descri.

Idioma

Legen.

Dubla.

  1. 1. Ambiente

NE

NMR

 

 

NME

NME

 

OME

OMR

 

 

NE

 

 

 

  1. 2. Espaço

NE

NMR

NME

NME

 

OME

OMR

 

 

NE

 

 

 

  1. 3. Aula

NE

NME

OMR

NE

NME

NE

NE

OME

OMR

 

NME

NE

NE

OME

OME

  1. 4. Demonstração

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

 

OME

NE

 

OME

OME

  1. 5. Depoimento

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

N

OME

NE

OE

OME

OME

  1. 6. Pergunta

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

N

 

NE

OE

OME

OME

  1. 7. Resposta

NE

NME

OMR

NE

NME

NE

NE

OME

OMR

N

NME

NE

OE

OME

OME

  1. 8. Dica

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

N

NME

NE

OE

OME

OME

  1. 9. Palestra

NE

NME

OMR

NE

NME

NE

NE

OME

OMR

 

NME

NE

OE

OME

OME

  1. 10. Entrevista

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

 

OME

NE

OE

OME

OME

  1. 11. Debate

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

 

OME

NE

OE

OME

OME

  1. 12. Reportagem

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

 

NME

NE

OE

OME

OME

  1. 13. Notícia

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

N

NME

NE

OE

OME

OME

  1. 14. Documentário

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

 

NME

NE

OE

OME

OME

  1. 15. Drama

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

 

 

NE

OE

OME

OME

  1. 16. Game-show

NE

NMR

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

 

OME

NE

OE

OME

OME

  1. 17. Comentário

NE

NME

OMR

NE

NME

NME

NE

OME

OMR

N

OME

NE

OE

OME

OME

  1. 18. Fotografia

NE

NE

NMR

 

NME

 

NE

OME

OMR

 

OME

NE

 

 

 

  1. 19. Gráfico

NE

NME

 

 

NME

NME

NE

OME

OMR

 

NME

NE

NE

 

 

  1. 20. Ilustração

NE

NME

OMR

 

NME

 

NE

OME

OMR

 

NME

NE

OE

 

 

  1. 21. Mapa

NE

NME

 

 

NME

 

NE

OME

OMR

 

NME

NE

OE

 

 

  1. 22. Figura

NE

NME

OMR

 

NME

NME

NE

OME

OMR

 

NME

NE

OE

 

 

  1. 23. Charge

NR

NE

OMR

 

NME

 

NE

OME

OMR

 

 

NE

NE

 

 

  1. 24. Caricatura

NR

NE

OMR

 

NME

 

NE

OME

OMR

 

 

NE

 

 

 

  1. 25. Conceito

NE

OE

 

 

NME

NME

NE

OME

OMR

N

NE

NE

NE

 

 

  1. 26. Definição

NE

NME

 

 

NME

NE

NE

OME

OMR

N

NE

NE

NE

 

 

  1. 27. Verbete

NE

NME

 

 

NME

NE

NE

OME

OMR

N

NME

NE

NE

 

 

  1. 28. Crédito

NE

 

 

 

 

 

 

 

OMR

N

 

NE

OE

 

 

  1. 29. Legenda

NR

R

 

 

 

 

 

OME

OMR

N

 

NE

NE

 

 

  1. 30. Resenha

NE

NME

OMR

 

NME

NME

NE

OME

OMR

N

NME

NE

NE

 

 

Nome

Autoria

Person.

Duraç.

Área

Nível

Data

Tema

Palavra

Caract.

Fonte

Descri.

Idioma

Legen.

Dubla.

  1. 31. Perfil

NE

R

 

 

NME

 

 

 

OMR

N

 

NE

NE

 

 

  1. 32. Currículo

NE

R

 

 

NME

 

NE

 

OMR

N

NE

NE

NE

 

 

  1. 33. Equação

NE

NME

 

 

NME

NE

 

 

OMR

N

NE

NE

 

 

 

  1. 34. Link

NE

R

 

 

NME

 

NE

OME

OMR

N

NE

NE

 

 

 

  1. 35. Email

NE

 

 

 

 

 

 

 

OMR

N

 

NE

 

 

 

  1. 36. Fórmula

NE

NME

 

 

NME

NE

 

 

OMR

N

NE

NE

 

 

 

  1. 37. Simulação

NE

NME

 

 

NME

NME

NE

OME

OMR

 

NME

NE

NE

 

 

  1. 38. Citação

NE

N

 

 

 

 

 

OME

OMR

N

NE

NE

NE

 

 

  1. 39. Vinheta

NR

NMR

OMR

NE

 

 

NE

OME

OMR

 

 

NE

OE

OME

OME

  1. 40. Música

NE

NME

 

NE

 

 

NE

OME

OMR

 

OE

NE

OE

OME

OME

  1. 41. Formulário*

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. 42. Clipe

NE

NME

OR

NE

 

 

NE

OME

OMR

 

OE

NE

OE

OME

OME

*Classe especial, cuja composição se dá em função dos atributos das demais classes de conteúdo

Parte dessas especificações de atributos foi experimentada em um exercício de codificação de metadados com uso de XMLSchema como linguagem de notação para especificar relações entre características de identificação e classificação, bem como restrições para a composição de conteúdos com base nos elementos propostos. Essa composição de estrutura de metadados considera, igualmente, o resultado de experiências prévias mantidas com a produção de conteúdos audiovisuais para ambientes de internet, conforme descrito no Capítulo 3. Os códigos gerados a partir deste teste de aplicação encontram-se nos Apêndices. Seu desenvolvimento apresenta uma possibilidade de organização de acervos de vídeo de forma a contemplar sua eventual integração a sistemas convergentes de transmissão (BELDA; ALTAFIN; PONTIN, 2007), aproveitando-se da compatibilidade do formato adotado (XML) com a linguagem NCL.

O propósito deste exercício foi experimentar, em uma situação prática, a elaboração de padrões de categorização de conteúdo que pudessem balizar a composição de elementos de estruturação e classificação sobre o conteúdo de produções audiovisuais interativas conforme os requisitos do modelo.

 

 


Anúncios

Written by Francisco Rolfsen Belda

23/09/2010 às 12:57

Publicado em Estrutura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: