Televisão Digital Educativa

Modelagem de Conteúdos Interativos | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Atributos e metadados

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O modelo proposto prevê atributos de classes de conteúdo como forma de especificar condições para derivação de sistemas automáticos de identificação de vínculos.

Esse sistema considera as características que são próprias a cada conteúdo, confoprme metadados característicos de cada mídia a partir dos critérios definidos para sua atribuição. Os metadados que compõem os atributos previstos no modelo consideram três critérios centrais:

  • Necessidade: se sua explicitação é opcional ou obrigatória para submissão;
  • Multiplicidade: se um elemento que compõe o atributo é simples ou múltiplo;
  • Ordem: se o dado associado ao atributo pode ou não ser exibido ao espectador.

Com base nesses critérios, os metadados suportados pelos atributos das classes de conteúdo definidas no modelo podem ser de dois tipos principais:

  • Identificação: provê informações que especificam a individualidade de um determinado conteúdo, por meio de linhas de texto ou valor numérico sobre:
    • Título: frase ou expressão que designa o conteúdo
    • Autoria: responsável(is) pela produção do conteúdo
    • Descrição: síntese do conteúdo retratado
    • Personagem: identificação de pessoas retratadas no conteúdo
    • Palavra-chave: termos que identificam o tema e o assunto
    • Data: referência temporal da produção ou veiculação
    • Duração: tempo requerido para execução integral do conteúdo
    • Fonte: indicação sobre a procedência do conteúdo
    • Idioma/legenda/dublagem: indicação de recursos idiomáticos disponíveis
  • Classificação: relaciona um conteúdo a grupos mais amplos a partir de características compartilhadas, com base em listas de:
    • Categoria: conforme categorizações midiáticas previstas no modelo
    • Classe: conforme classificações de formatos de conteúdo do modelo
    • Tema: relacionamento a um tema pré-cadastrado
    • Área: relacionamento a uma área pré-cadastrada
    • Nível: relacionamento a um nível de ensino

Esses metadados de identificação e classificação podem sofrer restrições de forma a direcionar e padronizar sua atribuição, com base em critérios de controle sobre o número de caracteres inseridos como valor de um determinado elemento, sobre a composição de listas classificadas ou opções programadas, bem como sobre a seleção de alternativas em listas de múltipla escolha ou opções de classificação. Consideradas as características de continência de conteúdos em torno de ambientes televisivos e espaços temáticos, pode-se propor que a atribuição de metadados com relação à área e ao tema de correspondência de um conteúdo incida, preferencialmente, sobre essas classes continentes, tendo em vista sua extensividade a todos os conteúdos vinculados a esse determinado domínio temático.

Atributos de autoria são de tipo complexo e desmembram-se em nome, cargo, função e contato. Atributos de duração devem considerar unidades válidas de tempo, em minutos e segundos. O mesmo para data, porém considerando apenas dia (opcional), mês (opcional) e ano (obrigatório). A lista de atributos referentes à área corresponde à tabela de áreas de conhecimento do CNPq, enquanto a lista de nível considera os parâmetros da tabela de níveis educacionais do MEC. A indicação referente a idioma, legenda e dublagem é feita por meio de listas de opções recorrentes e item para confirmação de verdadeiro (quando há legenda ou dublagem) ou falso (quando não há). Com base nesses critérios, pode-se apresentar o Quadro 11 como uma síntese das definições básicas de atributos de conteúdos propostas no modelo.

Os elementos textuais de atribuição de metadados devem sofrer restrição de número de caracteres em sua composição considerando sua ordem e, caso sejam passíveis de exibição na tela, tal restrição deve considerar princípios de leiturabilidade. Nesse sentido, restrições sobre o número de caracteres podem representar um atributo de ordem primária quando relacionadas diretamente ao título de conteúdos que, por si só, compõem classes de texto (tais como legenda, pergunta, crédito etc.), de forma a estabelecer valores mínimos e máximos para sua composição conforme as condições de adaptação para exibição em diferentes tipos de tela. Ou essas restrições podem representar um atributo de ordem secundária, que limita os valores de preenchimento de outros atributos de tipo textual ou numérico para identificação e recuperação de conteúdos de classes diversas do acervo.

No primeiro caso, a restrição tem efeito estético em relação ao conteúdo textual exibido na tela. No segundo caso, a restrição tem efeito tipicamente funcional em relação à organização de metadados relacionados ao acervo de conteúdos, embora um ou mais desses atributos de identificação possam ser designados para exibição, conforme requisitos específicos de cada aplicação. Assim, valores de restrição podem ser alterados em função de contextos específicos de aplicação do modelo, considerando os dispositivos envolvidos na recepção de conteúdo.

Quadro: Exemplos de atributos de conteúdo previstos pelo modelo

ATRIBUTOS TIPO PROPRIEDADES VALORES MÚLTIPLOS RESTRIÇÃO CARACTERES
  1. 1. Título
Texto Nome da peça de conteúdo Não Sim
  1. 2. Autoria
Texto Nome de autor, cargo, função, contato Sim Sim
  1. 3. Descrição
Texto Valor aberto para preenchimento Não Sim
  1. 4. Personagens
Texto Nome e crédito pessoale/ou institucional Sim Sim
  1. 5. Palavra-chave
Texto Valor aberto para preenchimento Sim Não
  1. 6. Data
Número Mês e ano da publicação original Não Sim
  1. 7. Duração
Número Tempo em minutos e segundos Não Sim
  1. 8. Categoria
Lista Definição de categorias propostas no modelo Sim Não
  1. 9. Classe
Lista Definição de classes propostas no modelo Não Não
  1. 10. Área
Lista Tabela de áreas do CNPq Sim Não
  1. 11. Tema
Texto Valor aberto para preenchimento Sim Sim
  1. 12. Nível
Lista Tabela de níveis educacionais do MEC Sim Não
  1. 13. Caracteres
Número Valor mínimo e máximo (ver restrições) Não
  1. 14. Idioma
Lista Idiomascadastrados Não Não
  1. 15. Legenda
Lista Idiomascadastrados Sim Não
  1. 16. Dublagem
Lista Idiomascadastrados Sim Não
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Written by Francisco Rolfsen Belda

23/09/2010 às 13:52

Publicado em Estrutura

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