Televisão Digital Educativa

Modelagem de Conteúdos Interativos | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Definição dos termos

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Expressão do significado de termos usados nas formulações do modelo, com o intuito de estabelecer um referencial convencionado em torno de seu vocabulário. Essas definições têm validade limitada ao modelo e seu emprego não baseou-se em ontologias de padronização semântica. Sua função é estabelecer referenciais para o uso de palavras e expressões que, em geral, possuem definições diversas entre (ou mesmo dentro de) diferentes áreas de conhecimento relacionadas ao tema.

TERMO DEFINIÇÃO UTILIZADA
  1. 1. Elemento
Entidade conceitual componente do modelo, como ambiente, espaço, peça de conteúdo, recurso, documento, entre outras representações
  1. 2. Vínculo
Conexão entre elementos que compõem o modelo estabelecida de forma a representar o tipo e o sentido da inter-relação mantida entre eles
  1. 3. Ambiente virtual
Universo de imersão televisiva tridimensional que simula um macro-contexto sócio-educativo e abriga um ou mais acervos midiáticos
  1. 4. Espaço temático
Parte do ambiente virtual que dá acesso a um conjunto determinado de conteúdos conforme um tema, assunto ou área de conhecimentos ali representados
  1. 5. Conteúdo
Peças de vídeo, áudio, texto, imagem ou suas combinações que compõem o acervo midiático em um ambiente/espaço virtual de aprendizagem
  1. 6. Acervo
Coleção de peças de conteúdo organizadas de acordo com padrões de classificação, de forma que possam ser inter-relacionadas em diversas combinações
  1. 7. Categoria
Classificação de conteúdo conforme sua linguagem simbólica predominante, considerando aspectos audiovisuais, verbais e imagéticos
  1. 8. Classe
Classificação das categorias de conteúdo conforme seu gênero predominante, considerando os diversos tipos de formato adotados
  1. 9. Atributo
Qualidade característica e com valor determinado associada a uma ou mais classes de conteúdo e que, em conjunto, define seus respectivos metadados
  1. 10. Conteúdo principal
Peças educativas a partir das quais conteúdos extras e complementares podem ser acionados
  1. 11. Conteúdo complementar
Peças educativas que complementam a informação de um conteúdo principal e que estão a ele associadas de forma síncrona e com exibição superposta
  1. 12. Conteúdo extra
Peças educativas com informações relacionadas ao tema de um conteúdo principal e que estão a ele associadas de forma síncrona ou assíncrona, com exibição alternada
  1. 13. Pré-requisito
Qualidade de uma classe de conteúdo que torna necessária sua exibição com antecedência em relação a uma ou mais classes determinadas quando a elas vinculadas
  1. 14. Co-requisito
Qualidade de uma classe de conteúdo que torna necessária sua exibição simultânea a uma ou mais classes determinadas quando a elas vinculadas
  1. 15. Pauta de conteúdo
Documento de referência que indica um conjunto de conhecimentos para a produção de uma peça de conteúdo educativo, com subsídio conceitual e fontes de informação
  1. 16. Roteiro
Documento de referência que especifica cenários, personagens e textos para a produção de uma peça, conforme os formatos de conteúdo classificados
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Written by Francisco Rolfsen Belda

23/09/2010 às 22:07

Publicado em Fundamentos

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