Televisão Digital Educativa

Modelagem de Conteúdos Interativos | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Aplicação do modelo

leave a comment »

A ausência de modelos consolidados que instruam o desenvolvimento de conteúdos educativos de televisão digital, assim como a necessidade de constante atualização nessa área, tornam imperativas a proposição e a reformulação contínua de referências técnicas capazes de fomentar um processo sistematizado a ser aplicado, de forma combinada, por emissoras educativas, universitárias e grupos acadêmicos envolvidos em programas de educação que empregam recursos multimídia.

As atividades exploratórias e descritivas mantidas ao longo da pesquisa permitem supor que o uso de formas visuais simplificadas e de leitura intuitiva em estratégias de modelagem, como mapas conceituais, pode encontrar maior aceitação junto aos grupos desenvolvedores de conteúdo educativo para televisão digital, com resultados satisfatórios nesse sentido. Podem ser identificados, por exemplo, os seguintes valores especialmente atribuídos à modelagem com essa técnica de representação de conhecimentos:

  • Simplicidade: permite rápida aprendizagem da técnica e da ferramenta utilizadas, além de favorecer a clareza das representações;
  • Disponibilidade: permite a construção colaborativa de mapas com uso de software gratuito, com farta documentação e de fácil utilização;
  • Inteligibilidade: permite compreensão intuitiva de critérios sintáticos e semânticos de representação por equipes leigas e heterogêneas de produção;
  • Flexibilidade: permite a adaptação, complementação, ampliação e reprodução dos mapas conforme as condições e circunstâncias de sua utilização;
  • Hipertextualidade: permite o acesso direto e contextualizado a documentos, recursos e serviços por meio de links a partir dos elementos componentes dos mapas conceituais.

Os resultados levam à percepção de que simplicidade e versatilidade – tanto quanto precisão e acuidade – são atributos decisivos para a aceitação e a aplicação desse tipo de modelo referencial no que tange sua utilização, em condições reais de aplicação, por grupos acadêmicos e emissoras educativas e universitárias de televisão. Tal percepção mantém em vista que o público-alvo desses modelos é geralmente constituído por equipes heterogêneas, com profissionais de formações diversas, cujo processo de trabalho assume características ágeis e com procedimentos pouco documentados, que não têm, entre suas práticas, a cultura de consulta a modelos detalhados e com linguagem técnica de notação. Considerou-se, também, que a concentração das informações estruturadas em torno de um reduzido grupo de mapas principais interligados entre si teria o efeito de evitar a dispersão do modelo em um número excessivo de figuras, incentivando sua consulta pelos profissionais visados, considerando suas condições e circunstâncias de operação.

O modelo de conteúdo apresentado não tem, contudo, a pretensão de constituir um instrumento definitivo ou acabado com o propósito de nortear o desenvolvimento de conteúdos educativos para o SBTVD. A princípio, ele deve contribuir para o início de uma sistematização em torno das melhores práticas a serem aplicadas, adaptadas, transformadas e aprimoradas pelas comunidades de aprendizagem e demais atores envolvidos nesse processo, de forma a acompanhar o dinamismo, a flexibilidade e a diversidade de contextos que as caracterizam.

Para mais detalhamento, outros mapas, diagramas, imagens, documentos e planilhas explicativas deverão ser desenvolvidos e acrescentados ao modelo de conhecimentos proposto na forma de recursos hipertextuais vinculados às células destes mapas principais. Somar-se-iam, ainda, a essa modelagem, por exemplo, a proposição de uma ontologia que servisse à padronização semântica para o desenvolvimento de conteúdos audiovisuais interativos, facilitando seu desenvolvimento colaborativo por equipes dispersas, bem como sua interoperabilidade e intercâmbio em redes integradas de veiculação.

Written by Francisco Rolfsen Belda

22/09/2010 às 05:11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: