Televisão Digital Educativa

Modelagem de Conteúdos Interativos | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Aplicação do protótipo

leave a comment »

O protótipo desenvolvido para a validação do modelo proposto tem aplicabilidade experimental e requer aprimoramentos para que possa ser efetivamente e integralmente implantado de acordo com as condições reais de transmissão da televisão digital. Considera-se, porém, que sua implementação constituiu um instrumento satisfatório de validação do modelo proposto, na medida em que serviu para aferir até que ponto as estruturas de conteúdos educativos descritas podem ser empregadas de modo a subsidiar o desenvolvimento de uma aplicação para televisão digital compatível com requisitos de aprendizagem interatividade.

Os resultados desse experimento indicam que quadros e mapas conceituais que representam estruturas de conteúdo fornecem um referencial efetivo ao longo das atividades de planejamento e desenvolvimento de uma aplicação interativa de televisão digital voltada à educação, conforme concebidas no âmbito deste trabalho. A definição de classes e categorias de conteúdo mstrou ter implicações especialmente na forma como são organizadas as mídias e pré-dispostos os itinerários que conduzem o tele-interator em sua fruição.

Da mesma forma, é possível considerar que formulações referentes aos critérios para vinculação de conteúdos principais, complementares e extras fornecem referências úteis para a implantação de funcionalidades seletivas em relação à exibição de conteúdos em uma programação de televisão digital condizente com os princípios de interatividade introduzidos por essa nova plataforma de veiculação.

Também a previsão de classes continentes de conteúdo de acordo com princípios de imersão, fornecem indicações relevantes para a concepção de espaços televisivos de aprendizagem em conformidade com as características de ambientação adotadas em aplicações de internet e vídeo-games, o que constitui um ponto de inovação em relação aos modelos tradicionais de ensino e aprendizagem através da televisão.

Written by Francisco Rolfsen Belda

22/09/2010 às 05:12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: