Televisão Digital Educativa

Modelagem de Conteúdos Interativos | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Casos de uso

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  • Este Relatório Modelo de Casos de Uso apresenta diretrizes para o mapeamento de cenários envolvendo atores e seqüências de exibição e seleção de conteúdos, tais como concebidos no âmbito do modelo proposto, de forma a contribuir para a indicação de requisitos funcionais. Sua formatação baseia-se em narrativas que representam etapas do uso de uma programação hipotética de televisão digital considerando metas de navegação do tele-interator, por meio de uma sucessão de ações e interações.
  • Escopo: Aplicação de vídeo-aula e vídeo-fórum para TV Digital Universitária
  • Nível: objetivo do telespectador/interator (tele-interator)
  • Ator principal: aluno
  • Interessados e interesses principais:
  • Aluno
  • assistir a aulas e acessar vídeos educativos por meio do televisor;
  • ter mais informação e multimídia sobre os conteúdos tratados;
  • buscar vídeos em diferentes categorias;
  • fazer perguntas, comentar e divulgar seus estudos e pesquisas;
  • gravar e enviar seus próprios vídeos para o fórum;
  • participar e colaborar para a produção e difusão interativa de vídeos.
  • Professor
  • produzir aulas e acessar vídeos educativos por meio do televisor;
  • oferecer mais informação e multimídia sobre os conteúdos tratados;
  • conhecer as informações extras mais desejadas pelos alunos;
  • buscar vídeos em diferentes categorias;
  • responder perguntas, comentar e divulgar seus estudos e pesquisas;
  • gravar e enviar seus próprios vídeos para o fórum;
  • participar e colaborar para a produção e difusão interativa de vídeos.
  • Mediador
  • planejar aulas e vídeos educativos por meio do televisor;
  • editar informação extra e multimídia sobre os conteúdos tratados;
  • prospectar as informações extras mais desejadas pelos alunos;
  • organizar vídeos em diferentes categorias;
  • mediar perguntas, comentários e depoimentos sobre estudos e pesquisas;
  • mediar a gravação e envio de vídeos de participação no fórum;
  • fomentar a produção e difusão interativa de vídeos.
  • Pré-condições: disponibilidade de canal de radiodifusão digital e de receptor computacional de televisão com canal de retorno pleno e acesso a RTSP Server.
  • Pós-condições: aulas e vídeos foram categorizados, transmitidos e acessados com informações multimídia complementares e pelo telespectador/interator; vídeos foram gravados e enviados ao sistema de forma participativa pelo telespectador/interator.
  • Fluxo básico:
  • Sistema transmite vídeo de apresentação
  • Tele-interator seleciona um ambiente temático
  • Sistema transmite vídeo de transição
  • Tele-interator seleciona uma mídia ou aplicação
  • Sistema transmite vídeo-aula
  • Sistema envia informação sobre o professor
  • Sistema envia informação sobre conceito
  • Sistema envia informação sobre livro
  • Sistema envia imagem de gráfico
  • Sistema envia imagem de esquema
  • Sistema envia imagem de fotografia
  • Sistema envia aplicação de quiz
  • Sistema envia vídeo de reportagem
  • Sistema envia vídeo de entrevista
  • Sistema envia vídeo de demonstração
  • Sistema envia vídeo de pergunta
  • Sistema envia vídeo de resposta
  • Sistema envia vídeo de depoimento
  • Sistema envia aplicação de fórum
  • Sistema inicia vídeo-fórum
  • Tele-interator efetua login ou cadastro
  • Sistema exibe lista de categorias de vídeo
  • Sistema exibe lista de vídeos da categoria
  • Tele-interator busca vídeo em arquivo
  • Sistema exibe vídeo selecionado
  • Tele-interator grava seu comentário em vídeo
  • Tele-interator visualiza e edita dados dos vídeos
  • Tele-interator sai do sistema
  • Sistema interrompe transmissão
  • Fluxos alternativos:
  • A qualquer momento, tele-interator sai de uma vídeo-aula (5)
  • Sistema retorna transmissão de ambiente temático (4)
  • A qualquer momento, tele-interator sai de um vídeo do fórum
  • Sistema retorna transmissão do vídeo-forum (6)
  • A qualquer momento, tele-interator alterna mídia ou aplicação
  • Da vídeo-aula (5), acesso vídeo-fórum (6)
  • Do vídeo-fórum (6), acessa vídeo-aula (5)
  • A qualquer momento, tele-interator sai do sistema
  • Aplicações são encerradas
  • No item 2 (apresentação):
  • Tele-interator não seleciona um ambiente temático em 30 segundos
  • Sistema transmite vídeo de transição de maior prioridade
  • No item 4 (ambiente temático):
  • Tele-interator não seleciona uma mídia ou aplicação em 30 segundos
  • Sistema transmite vídeo-aula
  • No item 5 (vídeo-aula):
  • Tele-interator seleciona mais informação sobre o professor
  • Sistema exibe perfil do professor
  • Tele-interator seleciona mais informação sobre o professor
  • Sistema exibe currículo do professor
  • Tele-interator seleciona mais informação sobre o professor
  • Sistema exibe perfil do professor
  • Tele-interator seleciona mais informação sobre o professor
  • Sistema exibe currículo do professor
  • Tele-interator seleciona mais informação sobre conceito
  • Sistema exibe definição do conceito
  • Tele-interator seleciona mais informação sobre conceito
  • Sistema exibe verbete do conceito
  • Tele-interator seleciona mais informação sobre livro
  • Sistema exibe descrição do livro
  • Tele-interator confirma intenção de compra do livro
  • Sistema exibe página e aplicação de livraria (t-commerce)
  • Tele-interator seleciona imagem de gráfico
  • Sistema exibe gráfico
  • Tele-interator seleciona mais informação sobre o gráfico
  • Sistema exibe legenda e crédito do gráfico
  • Tele-interator seleciona imagem de esquema
  • Sistema exibe esquema
  • Tele-interator seleciona mais informação sobre o esquema
  • Sistema exibe legenda e crédito do esquema
  • Tele-interator seleciona imagem de fotografia
  • Sistema exibe fotografia
  • Tele-interator seleciona mais informação sobre a fotografia
  • Sistema exibe legenda e crédito da fotografia
  • Tele-interator seleciona aplicação de quiz
  • Sistema transmite vídeo-questão e alternativas
  • Tele-interator seleciona uma das alternativas
  • Sistema exibe seleção de alternativa
  • Tele-interator confirma a alternativa selecionada
  • Sistema processa resposta e exibe comentário respectivo
  • Sistema oferece acesso a vídeo ou conteúdo explicativo
  • Tele-interator confirma o acesso ao vídeo ou conteúdo indicado
  • Sistema exibe vídeo ou conteúdo explicativo
  • Tele-interator seleciona vídeo de reportagem
  • Sistema exibe vídeo de reportagem
  • Tele-interator seleciona vídeo de entrevista
  • Sistema exibe vídeo de entrevista
  • Tele-interator seleciona vídeo de demonstração
  • Sistema exibe vídeo de demonstração
  • Tele-interator seleciona vídeo de pergunta
  • Sistema exibe vídeo de pergunta
  • Tele-interator seleciona vídeo de resposta
  • Sistema exibe vídeo de resposta
  • Tele-interator seleciona vídeo de depoimento
  • Sistema exibe vídeo de depoimento
  • Tele-interator seleciona aplicação de vídeo-fórum
  • Sistema aciona aplicação
  • No item 6 (vídeo-fórum):
  • A qualquer momento, tele-interator efetua login ou cadastro
  • Efetuar login no vídeo fórum
  • Inserir login e senha
  • Cadastrar-se
  • Preencher formulário
  • Enviar dados
  • Editar configurações pessoais
  • A qualquer momento, tele-interator visualiza lista de categorias de vídeo
  • Sistema exibe descrição de cada categoria
  • Tele-interator seleciona uma categoria de vídeo
  • Sistema exibe lista de vídeos da categoria
  • Tele-interator seleciona exibir vídeo mais recente (default)
  • Tele-interator seleciona vídeos da lista (cursor)
  • Tele-interator seleciona visualizar informações do vídeo (cursor)
  • A qualquer momento, tele-interator aciona recurso de busca em arquivo de vídeo
  • Sistema exibe opções de busca
  • Por nome / autor (alfa-numérico)
  • Por palavra-chave (alfa-numérico)
  • Por menu temático (cursor)
  • Tele-interator confirma busca no sistema
  • Sistema exibe resultados de busca
  • Tele-interator seleciona vídeos da lista (cursor)
  • Tele-interator seleciona visualizar informações do vídeo (cursor)
  • Sempre que há lista, tele-interator seleciona um vídeo para exibição
  • Sistema transmite vídeo selecionado
  • Sistema envia conteúdo complementar
  • Tele-interator seleciona mais informação
  • Sistema exibe conteúdo complementar
  • Tele-interator sai do vídeo e retorna a resultados de busca
  • Sistema retorna a resultados de busca
  • Sistema exibe opção para gravação de resposta ou comentário
  • Tele-interator confirma opção de gravação de vídeo
  • A qualquer momento após o login, sistema exibe arquivo de vídeos do tele-interator
  • Tele-interator seleciona vídeo da lista pessoal
  • Sistema exibe vídeo selecionado
  • Sistema exibe opção para editar informações do vídeo
  • Tele-interator confirma opção de edição de informação
  • Sistema exibe opção para excluir vídeo selecionado
  • Tele-interator confirma opção de excluir vídeo
  • Sistema exclui vídeo selecionado
  • A qualquer momento após o login, sistema exibe interface de gravação de vídeo
  • Sistema exibe dicas de gravação
  • Sistema efetua reconhecimento de câmera
  • Sistema efetua reconhecimento de microfone
  • Tele-interator inicia gravação
  • Sistema executa gravação de vídeo
  • Sistema exibe opção para pausar gravação
  • Tele-interator pausa gravação
  • Sistema exibe opção para reativar gravação
  • Tele-interator reativa gravação
  • Sistema exibe opção para exibir vídeo gravado
  • Tele-interator seleciona exibição
  • Sistema exibe vídeo gravado
  • Sistema exibe opção para deletar vídeo gravado
  • Tele-interator seleciona deletar
  • Sistema deleta vídeo gravado
  • Sistema exibe opção para editar informações do vídeo gravado
  • Tele-interator seleciona editar informações
  • Sistema exibe interface de edição de informações
  • Tele-interator edita informações
  • Tele-interator envia vídeo editado ao sistema
  • Requisitos especiais:
  • Dispositivo computacional de alta performance acoplado ao televisor, com aplicativos de gravação de vídeo, drive para câmera e microfone;
  • Conexão do dispositivo ao servidor de RTSP por meio de canal de retorno pleno via DSL ou Wi-fi ad hoc para submissão de vídeos do tele-interator;
  • Interface com reconhecimento de voz para captura de metadados sobre vídeos gravados e enviados pelo usuário;
  • Interface com acesso por meio de joystick sem-fio conectado ao televisor por rádio ou infra-vermelho para navegação e digitação em tele-teclado alfa-numérico;
  • Problemas em aberto:
  • Incremento computacional dos receptores de televisão digital e desenvolvimento de aplicativos de gravação e submissão de vídeos para o seu middleware;
  • Disponibilidade de uso de servidor de RTSP com canal de retorno pleno do Sistema Brasileiro de Televisão Digital;
  • Adaptação e/ou desenvolvimento de interfaces avançadas de interação humano-televisor baseadas em reconhecimento de voz e uso de joystick;
  • Descrição de casos de uso do sistema de vídeo-aula associado ao protótipo
  • Descrição da interface de vídeo-aulas interativas
  • Vídeo de animação em 3D, com locução de apresentação da fábrica virtual, passando pelos dois ambientes temáticos e seus avatares. Tempo: 1 min.
  • Imagem externa da fábrica, com locução instrutiva para seleção de ambiente temático por meio dos ícones de interatividade “chão de fábrica” e “escritório de gestão”. Tempo: 20 seg. (locução) + 15 seg (seleção), ao final dos quais abre-se automaticamente o “escritório de gestão”.
  • Imagens do ambiente temático com disposição dos ícones* de acesso às mídias, com seleção por meio do cursor do controle remoto (em seqüência linear entre os ícones), ou por sumário de conteúdo do ambiente (acionado espontaneamente pelo botão “menu”). Tempo: 10 seg. (percurso automático com locução) + 30 seg (para seleção de mídia), ao final dos quais abre-se automaticamente a primeira vídeo-aula.
  • Disposição dos ícones
  • Vídeo-aula: galeria de quadros na parede com fotos de professores, mais exibição de legenda “tema da aula” quando pré-selecionadas com o cursor.
  • Eu Pesquiso: cada avatar no ambiente representa um pesquisador, mais exibição de legenda “tema da pesquisa” quando pré-selecionados com o cursor.
  • Quero saber: mural na parede com o logotipo “quero saber”.
  • Em Debate: mural na parede com o logotipo “em debate”
  • Bom, Bonito e de Graça: mural na parede com o logotipo “bbg”
  • Mudar de ambiente temático:
  • Ir para “chão de fábrica”
  • Ir para “escritório de gestão”
  • Vinheta de abertura das mídias, acionada por meio da seleção de seus ícones respectivos. Tempo: 9 seg.
  • Seqüência de telas em vídeo aula interativa. Tempo: 15 min.
  • Imagens temáticas em sucessão dinâmica com locução de apresentação e GC “tema da aula”. Tempo: 10 seg.
  • Vídeo do professor com GC “nome do professor” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ currículo” (5 seg)
  • Vídeo do professor minimizado, com GC do “nome do professor” sob a imagem, ao lado de texto com tópicos do “currículo” e os ícones interativos para “voltar” e “+ currículo”. Tempo: 15 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente ao vídeo principal.
  • Caso selecione-se “+ currículo”:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC do “nome do professor” sob a imagem, ao lado de texto descritivo do currículo e, sob este, os ícones interativos para “voltar” e “link lattes”. Tempo: 30 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente ao vídeo principal.
  • Caso selecione-se “link lattes”:
  • Vídeo do professor pausado, com GC do “título da aula” e GC do “conceito” sob a imagem, ao lado de página HTML com currículo Lattes do professor e, sob esta, o ícone interativo para “voltar”. Tempo: 10 seg., ao final dos quais oculta-se a janela lateral do vídeo pausado e a tela passa a exibir apenas o vídeo da entrevista por cerca de 60 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente ao vídeo principal.
  • Vídeo do professor com GC “conceito” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ glossário” (5 seg)
  • Vídeo do professor minimizado, com GC do “conceito” sob a imagem, ao lado de parágrafo de definição do conceito e, sob este, os ícones interativos para “voltar” e “link dicionário”. Tempo: 15 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente ao vídeo principal.
  • Caso selecione-se “link dicionário”:
  • Vídeo do professor pausado, com GC do “titulo da aula” e GC do “conceito” sob a imagem, ao lado de página HTML com verbete do conceito e, sob esta, o ícone interativo para “voltar”. Tempo: 10 seg., ao final dos quais oculta-se a janela lateral do vídeo pausado e a tela passa a exibir apenas o vídeo da entrevista por cerca de 60 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente ao vídeo principal.
  • Vídeo do professor com GC “assunto” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ gráfico” ou “+ imagem” (5 seg)
  • Vídeo do professor minimizado, com GC do “assunto” sob a imagem, ao lado de gráfico quantitativo ou imagem sobre o assunto e, sob este, os ícones interativos para “voltar” e “próximo”. Tempo: 8 seg., ao final dos quais passa-se automaticamente ao próximo gráfico, se houver, ou de volta ao vídeo principal.
  • Caso selecione-se “próximo” antes de 8 seg.:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC do “assunto” sob a imagem, ao lado de imagem do próximo gráfico quantitativo ou imagem com legenda sobre o assunto e, sob esta, os ícones interativos para “voltar”, “anterior” e “próximo” Tempo: 8 seg., ao final dos quais passa-se automaticamente ao próximo gráfico, se houver, ou de volta ao vídeo principal.
  • Vídeo do professor com GC “ferramenta” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ demonstração” (5 seg)
  • Vídeo do professor minimizado, com GC da “ferramenta” sob a imagem, ao lado de janela de vídeo com telas de demonstração da ferramenta sem áudio e, sob esta, os ícones interativos para “voltar” e “+ tutorial”. Tempo: 8 seg., ao final dos quais volta-se ao vídeo principal.
  • Caso selecione-se “+ tutorial”:
  • Vídeo do professor pausado, com GC do “titulo da aula” e GC da “ferramenta” sob a imagem, ao lado de janela de vídeo de demonstração da ferramenta, com áudio, e sob esta, o ícone interativo para “voltar”. Tempo: 10 seg., ao final dos quais oculta-se a janela lateral do vídeo pausado e a tela passa a exibir apenas o vídeo da entrevista por cerca de 60 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente para o vídeo principal.
  • Vídeo do professor com GC “tema de pesquisa” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ eu pesquiso” (5 seg)
  • Caso selecione-se “+ eu pesquiso”:
  • Vídeo do professor pausado, com GC do “titulo da aula” e GC da “tema de pesquisa” sob a imagem, ao lado de janela de vídeo de depoimento com pesquisador, com áudio, e sob esta, o ícone interativo para “voltar”. Tempo: 10 seg., ao final dos quais oculta-se a janela lateral do vídeo pausado e a tela passa a exibir apenas o vídeo da entrevista por cerca de 60 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente para o vídeo principal.
  • Vídeo do professor com GC “pergunta” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ quero saber” (5 seg)
  • Caso selecione-se “+ quero saber”:
  • Vídeo do professor pausado, com GC do “titulo da aula” e GC da “pergunta” sob a imagem, ao lado de janela de vídeo de pergunta de aluno com resposta do professor, com áudio, e sob esta, o ícone interativo para “voltar”. Tempo: 10 seg., ao final dos quais oculta-se a janela lateral do vídeo pausado e a tela passa a exibir apenas o vídeo da entrevista por cerca de 60 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente para o vídeo principal.
  • Vídeo do professor com GC “tema de debate” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ em debate” (5 seg)
  • Caso selecione-se “+ em debate”:
  • Vídeo do professor pausado, com GC do “titulo da aula” e GC da “tema de debate” sob a imagem, ao lado de janela de vídeo de entrevista com pesquisador, com áudio, e sob esta, o ícone interativo para “voltar”. Tempo: 10 seg., ao final dos quais oculta-se a janela lateral do vídeo pausado e a tela passa a exibir apenas o vídeo da entrevista por cerca de 10 min., ao final dos quais volta-se automaticamente para o vídeo principal.
  • Vídeo do professor com GC “tema da aula” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ resumo” (5 seg)
  • Caso selecione-se “+ resumo”:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “resumo” sob a imagem, ao lado de texto com tópicos referentes aos assuntos abordados e, sob eles, o ícone interativo para “voltar”. Tempo: 30 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente ao vídeo principal.
  • Vídeo do professor com GC “título do teste” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ teste” (5 seg)
  • Caso selecione-se “+ teste”:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “teste” sob a imagem, ao lado de texto com enunciado da questão e quatro opções de resposta, cada uma correspondente a um botão/cor de interatividade do controle remoto. Tempo: 30 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente ao vídeo principal.
  • Caso selecione-se alternativa correta:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “correto” sob a imagem, ao lado de texto com enunciado da questão e opção correta de resposta em realce, com sinal afirmativo. (O professor explica porque esta resposta é correta.) Tempo: 10 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente ao vídeo principal.
  • Caso selecione-se alternativa incorreta:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “errado” sob a imagem, ao lado de texto com enunciado da questão e a opção incorreta de resposta selecionada em realce, com sinal negativo. (O professor explica porque esta resposta é incorreta.) Tempo: 5 seg., ao final dos quais volta-se novamente ao início do teste.
  • Vídeo do professor com GC “título de livro” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ bibliografia” (5 seg)
  • Caso selecione-se “+ bibliografia”:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “bibliografia” sob a imagem, ao lado de imagem de capa e ficha catalográfica de livro ou periódico e, sob elas, os ícones interativos para “voltar” e “próximo”. Tempo: 15 seg., ao final dos quais passa-se automaticamente ao próximo livro, se houver, ou de volta ao vídeo principal.
  • Caso selecione-se “próximo” antes de 15 seg.:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “bibliografia” sob a imagem, ao lado de de imagem de capa e ficha catalográfica de livro ou periódico e, sob elas, os ícones interativos para “voltar”, “anterior” e “próximo” Tempo: 15 seg., ao final dos quais passa-se automaticamente ao próximo livro, se houver, ou de volta ao vídeo principal.
  • Vídeo do professor com GC “conteúdo extra” (3 seg), então acrescido do ícone de interatividade “+ extra” (5 seg)
  • Caso selecione-se “+ extra”:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “extra” sob a imagem, ao lado de texto com tópicos referentes aos conteúdos extras disponíveis (vídeo, áudio, imagem, texto, HTML, URL e Vídeo-fórum), selecionáveis por meio do cursor, e, sob eles, o ícone interativo para “voltar”. Tempo: 30 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente ao ambiente temático da fábrica virtual.
  • Caso selecione-se um conteúdo extra (exceto Vídeo-fórum):
  • Vídeo do professor pausado, com GC “extra” sob a imagem, ao lado de janela de exibição do conteúdo extra selecionado e, sob ela, o ícone interativo para “voltar”. Tempo: 10 seg., ao final dos quais oculta-se a janela lateral do vídeo pausado e a tela passa a exibir apenas o conteúdo extra pelo tempo respectivo, ao final dos quais volta-se automaticamente aos tópicos de sumário de conteúdos extra (ver “+ extra”).
  • Caso selecione-se o Vídeo-fórum:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “fórum” sob a imagem, ao lado de campos de login e senha do usuário, a serem inseridas por meio dos botões alfa-númericos do controle remoto, tendo sob esses campos um ícone de interatividade referente a “fazer cadastro”.
  • Caso selecione-se “fazer cadastro”:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “cadastro” sob a imagem, ao lado de campos de um formulário de cadastro com os seguintes campos: nome de usuário, senha, confirmação de senha, email e ícones interativos para “registrar” e “cadastro avançado”.
  • Caso selecione-se “registrar”:
  • Volta-se a tela de login e senha do Vídeo-forum.
  • Caso selecione-se “cadastro avançado”:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “cadastro” sob a imagem, ao lado de enunciado do campo e tópicos com opções de múltipla escolha, selecionáveis pelo cursor, para definição do perfil do usuário: estudante de ensino médio, estudante de graduação, estudante de pós-graduação, professor, outro, além de ícones interativos para “voltar” e “próximo”.
  • Caso selecione-se “próximo”:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “cadastro” sob a imagem, ao lado de enunciado e campo para digitação, com as teclas alfa-númericas do controle remoto, do nome da instituição do usuário, além de ícones interativos para “voltar” e “próximo”.
  • Caso selecione-se “próximo”:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “cadastro” sob a imagem, ao lado de enunciado e campo para digitação, com as teclas alfa-númericas do controle remoto, do nome do curso do usuário, além de ícones interativos para “voltar” e “registrar”.
  • Caso selecione-se “registrar”:
  • Volta-se a tela de login e senha do Vídeo-forum.
  • Caso efetue login no vídeo-forum:
  • Vídeo do professor minimizado, com GC “fórum” sob a imagem, ao lado de diversas janelas de exibição de foto e nome dos demais usuários que deixaram mensagens gravadas no fórum, com seleção para exibição por meio do cursor do controle remoto. Sob as janelas, os ícones interativos para “voltar”, “assistir” e “gravar mensagem”.
  • Caso selecione “assistir” uma mensagem:
  • Ampliação, na tela, da janela de exibição do vídeo do usuário selecionado, com destaque de GC para seu “nome” e “email”, ao lado das janelas minimizadas dos demais usuários. Sob as janelas, o ícone interativo para “voltar”.
  • Caso selecione “gravar mensagem”:
  • Inicialização de aplicativo (a desenvolver) para gravação e submissão de vídeo por meio de canal de retorno integrado a internet e/ou por MMS de telefonia celular.
  • Caso selecione “voltar”:
  • Retorna aos tópicos de sumário de conteúdos extra, com vídeo do professor minimizado, com GC “extra” sob a imagem, ao lado de texto com tópicos referentes aos conteúdos extras disponíveis (vídeo, áudio, imagem, texto, HTML, URL e Vídeo-fórum), selecionáveis por meio do cursor, e, sob eles, o ícone interativo para “voltar”. Tempo: 30 seg., ao final dos quais volta-se automaticamente ao ambiente temático da fábrica virtual.
  • Caso selecione “voltar” antes dos 30 seg.:
  • Retorna ao ambiente temático da fábrica virtual (ver item III).
  • Legenda de ícones
  • Pasta com sub-itens
  • Item de especificação
  • Atalho (apenas em modo expandido)
  • Link para internet
  • Texto descritivo
  • Recurso humano
  • Ferramenta tecnológica
  • Software livre ou gratuito
  • Software pago ou proprietário
  • Dispositivo de mídia
  • Questionamento proposto
  • Planilha de gestão
  • Agenda ou cronograma
  • Referência bibliográfica
  • Funções implantadas de navegação
  • Explorar pastas
  • Âncoras e hiperlinks
  • Busca de conteúdo
  • Expandir e contrair
  • Estrutura do guia de referências
  • Introdução e contexto
  • Sociedade
  • i.     Inclusão digital
  • Disseminação do acesso a novas tecnologias educacionais como fator de democratização do conhecimento e de capacitação pessoal para o uso de recursos de informação e comunicação
  • ii.     Abrangência
  • Alcance de públicos geograficamente dispersos e culturalmente diversificados, com uso de canais de internet e telecomunicação para difusão e recepção de conteúdos
  • iii.     Acessibilidade
  • Garantia de alternativas de participação para portadores de deficiência, com oferta de conteúdos e serviços adaptados a linguagens diversas e diferentes dispositivos de recepção
  • iv.     Conveniência
  • Visão da aprendizagem não apenas como processo pré-determinado, mas também como exploração de oportunidades e aproveitamento de ocasiões propícias à interação e à troca de conhecimentos
  • v.     Regulamentação
  • Atendimento a padrões e normas de credenciamento junto ao Ministério da Educação para reconhecimento e validade de diploma de cursos a distância
  • i.     Usabilidade
  • Facilidade, simplicidade, intuitividade oferecidas para navegação do usuário em ambientes virtuais de aprendizagem e publicação, bem como a operação de seu sistema administrativo e outros equipamentos
  • ii.     Funcionalidade
  • Eficiência das ferramentas de hardware e software para o atendimento a requisitos técnicos de gestão e publicação interativa de conteúdo multimídia
  • iii.     Versatilidade
  • Possibilidade de acesso ao conteúdo educacional por meio de diversos canais de computação e telecomunicação, inclusive dispositivos móveis de conexão, navegação e reprodução
  • iv.     Adeqüação
  • Aquisição e utilização de recuros conforme a circunstância de aplicação, considerando relação custo-benefício, preferências e condições dos usuários
  • v.     Ubiqüidade
  • Possibilidade de acessar conteúdos educacionais a partir de vários lugares e ao mesmo tempo, com interconexão de computadores e outros dispositivos onipresentes no cotidiano
  • i.     Interatividade
  • Participação e colaboração dos usuários em atividades dinâmicas de pesquisa, produção de conteúdo, listas de discussão e reuniões virtuais
  • ii.     Assincronicidade
  • Possibilidade de acesso aos conteúdos e participação em atividades interativas a qualquer momento, permitindo a flexibilidade dos horários de dedicação dos estudantes
  • iii.     Avaliação objetiva
  • Instrumentos de controle detalhado sobre freqüência, acesso a conteúdos, iniciativas de participação e índices de aproveitamento, com documentação automática
  • iv.     Conteúdo sob demanda
  • Adaptação da oferta de conteúdo educativo e material complementar conforme distinção de perfis, ritmos, preferências, circunstâncias e estilos de aprendizagem
  • i.     Programa
  • Curso
  • Infantil
  • i.     Educação recreativa
  • ii.     Estímulos sensoriais
  • iii.     Exercícios de lógica
  • iv.     Associação e representação
  • Fundamental
  • i.     Educação formativa
  • ii.     Comunicação e expressão
  • iii.     Princípios de ciência e humanidades
  • iv.     Operações matemáticas simples
  • Médio
  • i.     Educação formativa
  • ii.     Fundamentos de ciências e humanidades
  • iii.     História e literatura
  • iv.     Operações matemáticas complexas
  • Superior
  • i.     Graduação
  • ii.     Especialização
  • iii.     Mestrado acadêmico
  • iv.     Doutorado
  • v.     Pós-doutorado
  • Profissional e corporativo
  • i.     Ensino técnico
  • ii.     Capacitação `
  • iii.     Aperfeiçoamento
  • iv.     Treinamento funcional
  • v.     Atualização
  • vi.     Mestrado de negócios (MBA)
  • Outros
  • i.     Redes colaborativas de pesquisa
  • ii.     Comunidades de prática
  • iii.     Programas de extensão
  • iv.     Grupos de memória oral
  • v.     Grupos de discussão
  • vi.     Difusão de tecnologia
  • vii.     Cursos de interesse geral
  • Conteúdo
  • Objetivos
  • i.     Aproveitamento
  • De conhecimento
  • De desempenho
  • ii.     Por Etapas
  • Do curso
  • Do módulo
  • Da atividade
  • Estrutura
  • i.     Ementa do curso
  • ii.     Tópicos do programa
  • iii.     Módulos do programa
  • iv.     Mapeamento da aprendizagem
  • v.     Padrões de metadados
  • vi.     Normas de re-utilização de objetos de aprendizagem
  • vii.     Ciclo de vida do programa
  • Calendário
  • i.     Início e encerramento
  • ii.     Duração dos módulos
  • iii.     Agenda de atividades síncronas
  • Atividades Síncronas
  • iv.     Entregas de trabalhos
  • Material
  • i.     Fichas didáticas
  • Documentos e planilhas hipertextuais
  • Gráficos e mapas conceituais
  • Apresentações de slides
  • Guias de referência
  • ii.     Vídeo-aulas
  • Roteiros e ensaios de apresentação
  • Produção cênica e recursos de estúdio
  • Sincronização de áudio, vídeo e slides
  • Edição de câmeras e sobreposição de imagens
  • iii.     Apoio didático
  • Resumos e artigos recomendados
  • Vídeos, infográficos e fotos
  • Comentários dos professores
  • Comentários dos monitores
  • Lista de contatos
  • Fontes de noticiário RSS
  • Links e sites recomendados
  • iv.     Referências
  • Periódicos on line
  • Artigos científicos
  • Capítulos de livros
  • Tutoriais
  • Enciclopédias
  • Glossários e dicionários
  • Bibliografia
  • v.     Exercícios
  • Jogos e simulações
  • Discussão dissertativas
  • Provas e testes
  • Trabalhos colaborativos
  • Atividades
  • Presenciais
  • i.     Sala de aula
  • Recursos de projeção multimídia em 2D e 3D
  • Apresentação de conteúdo audiovisual
  • Teleconferência com profissionais e professores convidados
  • ii.     Laboratório
  • Acesso a repositórios virtuais de conteúdo educacional
  • Ferramentas interativas de modelagem, simulação e teste
  • Disponibilização digital de material didático de apoio
  • iii.     Biblioteca
  • Uso de mecanismos de pesquisa avançada na internet
  • Consulta a periódicos especializados indexados
  • Consulta a bases bibliográficas integradas
  • A distância
  • i.     Níveis de interatividade
  • Passiva: estudantes apenas recebem informação
  • Ativa: estudantes formulam questões e recebem respostas
  • Plena: comunicação em tempo real
  • Avançada: comunicação e colaboração em tempo real
  • ii.     Atividades síncronas
  • Sessões de orientação e consultoria por web-conferência
  • Chat: reunião em salas virtuais de bate-papo
  • Atendimento a dúvidas e consultas por telefone
  • Emissão de avisos e mensagens de texto por SMS
  • iii.     Atividades assíncronas
  • Fóruns de discussão temática e solução de dúvidas
  • Aulas audiovisuais com material didático de apoio
  • Estudo: leitura de hipertextos, downloads etc.
  • Produção colaborativa de trabalhos dos alunos
  • Resolução de exercícios e auto-avaliação
  • Compartilhamento de documentos e notícias
  • Atendimento a dúvidas e consultas por email
  • ii.     Público
  • Grupos de público
  • Interessado
  • i.     Estudantes em geral, profissionais da educação, pais de alunos e familiares, profissionais em geral, empresas em geral
  • Atento
  • i.     Estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores, gestores de educação, empresas especializadas
  • Alvo
  • i.     Comunidade diretamente envolvida no programa educacional: estudantes, professores, monitores, além de pais, funcionários e dirigentes
  • Modelo
  • i.     Grupo reconhecido e tomado como amostra representativa da comunidade envolvida no programa para orientação do planejamento
  • Cativo
  • i.     Grupo de estudantes, professores e outros leitores que efetivamente colaboram, comentam, criticam, sugerem pautas, enviam textos, participam de eventos
  • Perfil do estudante
  • Aspectos demográficos
  • i.     Faixa etária
  • Infantil: 4 a 12 anos
  • Juvenil: 13 a 20 anos
  • Adultos 1: 21 a 40 anos
  • Adultos 2: 41 a 60 anos
  • Idosos: mais de 60 anos
  • ii.     Traços sócio-econômico-culturais
  • Educação prévia e conhecimento geral
  • Grau de utilização de tecnologias
  • Regionalidade e nacionalidade
  • Idiomas preferenciais
  • Idiossincrasias e humor
  • Faixa de renda e poder aquisitivo
  • Circunstância de aprendizagem
  • i.     Dedicação exclusiva
  • ii.     Dedicação parcial
  • iii.     Dedicação intensiva
  • iv.     Dedicação ocasional
  • Canais de acesso
  • i.     Impressos
  • Carta
  • Livro
  • Revista
  • Boletim
  • ii.     Internet
  • Discada
  • Banda larga
  • Wireless
  • iii.     Telefone celular
  • Mensagens de texto
  • Arquivos de áudio
  • Arquivos de vídeo
  • Acesso à internet
  • iv.     MP3 e MP4
  • Texto
  • Áudio
  • Vídeo local
  • Acesso à web
  • v.     Rádio
  • AM
  • FM
  • Digital
  • vi.     Televisão
  • Aberta analógica
  • Canais por assinatura
  • Digital interativa
  • Móvel (palm, celular)
  • Estilos de aprendizagem
  • Ativo – Reflexivo
  • i.     Estudantes de perfil ativo possuem tendência à melhor exploração de atividades práticas (fazer), enquanto estudantes reflexivos inclinam-se a conjecturas teóricas (pensar)
  • Seqüencial – Global
  • i.     Estudantes de perfil seqüencial possuem tendência a conduzir seu aprendizado por etapas, conforme cronogramas determinados, enquanto estudantes de perfil global assimilam com mais facilidade sínteses gerais e holísticas
  • Verbal – Visual
  • i.     Estudantes de perfil verbal possuem tendência a assimilar conhecimentos por meio de palavras e textos, enquanto estudantes de perfil visual assimilam com mais facilidade representações por imagens e ilustrações
  • Sensorial – Intuitivo
  • i.     Estudantes de perfil sensorial possuem tendência a assimilar conhecimentos por meio de dados e experiêcias, enquanto estudantes de perfil sensorial têm melhor aproveitamento na geração de idéias e ações criativas
  • iii.     Recursos
  • Tecnológicos
  • Hardware
  • i.     Produção de conteúdo
  • Computadores
  • Servidor de internet
  • Ilha de edição audiovisual
  • PC portátil de redação
  • PC desktop administrativo
  • Equipamentos e acessórios
  • Câmera filmadora
  • Câmera fotográfica
  • Scanner
  • Iluminação
  • Microfones de lapela e direcionais
  • Tripé, cabos e adaptadores
  • Mídias digitais
  • CD
  • DVD
  • Blu-ray
  • HD-DVD
  • Mini DVD
  • Mini DV
  • ii.     Recepção e reprodução de conteúdo
  • PC desktop do aluno
  • PC de mão do professor
  • Projetor multimídia
  • Webcam, microfone
  • Caixas de som
  • Fones de ouvido
  • Impressora
  • Telefone celular
  • MP3 e MP4
  • iii.     Recursos complementares
  • Computação ubíqüa: lousa integrada a ambiente virtual de aprendizagem)
  • Monitores com telas táteis: objetos virtuais clicáveis manualmente
  • Lousas digitais, com recursos táteis e de projeção multimídia
  • Dispositivos de interação em realidade virtual (máscaras, luvas etc.)
  • Software
  • i.     Instalações básicas
  • Sistema operacional
  • Linux
  • i.     Ubuntu (recomendado)
  • ii.     Kurumim
  • iii.     Debian
  • iv.     RedHat
  • Windows
  • i.     XP (recomendado)
  • ii.     Vista
  • iii.     2000
  • iv.     98
  • Navegador de internet
  • Mozilla Firefox (recomendado)
  • Opera
  • Internet Explorer
  • Aplicativo anti-vírus
  • McAfee
  • Norton
  • Aplicativo para documentos PDF
  • Acrobat
  • Aplicativo para exibição de audiovisual
  • Flash Player (recomendado)
  • Windows Media Player
  • Real Plyer
  • Drivers de instalação de acessórios
  • Webcam, microfone, scanner, impressora etc.
  • Interface de conexão entre computador, telefone, palmtop, MP3, MP4 etc.
  • ii.     Produção multimídia
  • Edição de vídeo
  • Adobe Premier (recomendado)
  • Virtual Dub
  • Windows Movie Maker
  • Edição de áudio
  • Pro Tools
  • Sound Forge
  • Audacity (recomendado)
  • WavePad
  • Edição de animações e objetos interativos
  • Flash (recomendado)
  • Plastic Animation Paper
  • Edição de textos e planilhas
  • BrOpenOffice (recomendado)
  • MS Office
  • Zoho Office
  • Edição de apresentações didáticas
  • Toolbook (recomendado)
  • BrOpenOffice – Impress
  • MS Office – Power Point
  • Edição de vídeo-aulas
  • MS Producer (recomendado)
  • Director
  • Edição de objetos 3D
  • 3D Studio Max (recomendado)
  • AutoCad
  • BrOpenOffice – Draw
  • Produção de CD e DVD
  • Encore (recomendado)
  • Maestro
  • Nero
  • Gravadores de tela
  • Bullent’s Screen Recorder (recomendado)
  • Cam Studio
  • iii.     Publicação on line
  • Ambiente virtual de aprendizagem
  • Learning Management Systems (LMS)
  • i.     Moodle (recomendado)
  • ii.     Teleduc
  • iii.     AulaNet (PUC-RJ)
  • iv.     TidiaAE
  • v.     Webcity
  • vi.     Blackboard
  • vii.     Outros
  • Portal de conhecimentos
  • Content Management Systems (CMS)
  • i.     eZPublish (recomendado)
  • ii.     Mambo
  • iii.     Joomla
  • iv.     PHPNuke
  • v.     Outros
  • Transmissão ao vivo
  • Streaming de vídeo em tempo real
  • Blogs de professores e estudantes
  • MySpace (recomendado)
  • Blogger
  • UOL Blog
  • LiveJournal
  • Xanga
  • Repositórios de vídeos
  • YouTube (recomendado)
  • MySpace
  • CiênciaWeb
  • Repositórios de objetos de aprendizagem
  • RIVED (recomendado)
  • Careo
  • Marlot
  • Páginas na internet
  • Ferramentas
  • i.     Dreamweaver
  • ii.     MS FrontPage
  • iii.     EditPlus
  • Melhores práticas de codificação
  • i.     Dados e apresentação
  • ii.     Codificação de metadados
  • iii.     Proposição de ontologia
  • Linguagens dinâmicas
  • XHTML e DHTML
  • JAVA™Script
  • Ajax
  • Asp
  • Action Script
  • iv.     Interação on line
  • Voz sobre IP (web-conferência)
  • Descrição
  • i.     Permite a realização de reuniões virtuis entre estudantes, professores e monitores, em tempo real, com recursos audiovisuais, por meio de webcam e microfone. Essa funcão não é incluída em sistames LMS e requer a instalação de um aplicativo específico, geralmente oferecido gratuitamente pela internet.
  • Ferramentas
  • i.     Skype (recomendado)
  • ii.     Google Talk
  • iii.     Gizmo
  • Chat (mensagens instantâneas)
  • Descrição
  • i.     Permite troca de mensagens de texto e, em alguns casos, também intercâmbio de arquivos de imagem em tempo real, na forma de salas coletivas de bate-papo. A funcão de chat já está embutida na maioria dos sistames LMS (geralmente, apenas com funcionalidades básicas) e nos aplicativos de voz sobre IP (mais completos). A adoção de uma das ferramentas de chat descritas nesta seção deve ser considerada em caso de sua não-integração ou insuficiência das funções disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem ou web-conferência.
  • Ferramentas
  • i.     MSN ou Windows Live Messenger
  • ii.     Yahoo Messenger
  • iii.     ICQ
  • Fóruns (listas de discussão)
  • Descrição
  • i.     Permite troca de mensagens de texto e intercâmbio de arquivos de imagem em listas temáticas de discussão. A funcão de fórum já está embutida na maioria dos sistames LMS e CMS. A adoção de uma das ferramentas de fórum descritas nesta seção deve ser considerada em caso de sua não-integração a ambientes virtuais de aprendizagem ou portais de conhecimentos.
  • Ferramentas
  • i.     PHPbb (recomendado)
  • ii.     NextBBS
  • iii.     YaBB
  • Comparação
  • i.     Quadro comparativo de software para fóruns de discussão
  • Wiki (editores colaborativos)
  • A funcão de edição de documentos wiki já está embutida na maioria dos sistames LMS. A adoção de uma das ferramentas de wiki descritas nesta seção deve ser considerada em caso de sua não-integração a ambientes virtuais de aprendizagem.
  • Ferramentas
  • i.     TigerWiki (recomendado)
  • ii.     TikiWiki
  • iii.     TWiki
  • iv.     Wikwing
  • v.     XWiki
  • Quadro comparativo de software para wiki
  • Gestão de projetos
  • Ferramentas
  • i.     Dot.Project (recomendado)
  • ii.     MS Project
  • Conexões
  • i.     Locais
  • Rede de computadores
  • Infra-vermelho
  • Bluetooth
  • Roteador wireless
  • ii.     Remota
  • Internet
  • Discada
  • Banda larga fixa
  • i.     Linha fixa
  • ii.     Celular GSM
  • iii.     Celular TDMA
  • iv.     Celular CDMA
  • Banda larga wireless
  • i.     Wi-fi
  • ii.     Wi-max
  • Telefonia
  • Linha fixa
  • Celular GSM
  • Celular TDMA
  • Celular CDMA
  • Televisão
  • Analógica
  • Digital sem retorno
  • Digital com retorno intermitente
  • Digital com retorno permanente
  • iii.     Ferramentas de computação ubíqua
  • Lousas integradas a LMS
  • Conexão ciente de contexto
  • Humanos
  • Produção de conteúdo
  • i.     Computação
  • Programador
  • Web-Designer
  • Assistente técnico
  • ii.     Imagem e som
  • Produtor técnica
  • Cinegrafista
  • Editor audiovisual
  • iii.     Comunicação
  • Roteirista
  • Editor de texto
  • Apresentador e locutor
  • iv.     Outros
  • Designer artístico
  • Designer instrucional
  • Ilustrador
  • Modelista
  • Animador
  • Professores
  • i.     Funções
  • Coordenador pedagógica
  • Produtor de conteúdo educacional
  • Atendimento ao aluno
  • Consultor acadêmica
  • Consultor de mercado profissional
  • Avaliador dos estudantes
  • Avaliador do plano de curso
  • Orientador de trabalhos
  • Palestrantes e conferencistas
  • ii.     Fatores críticos de sucesso
  • Formação acadêmica
  • Educação básica
  • Graduação
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-doutorado
  • Educação complementar
  • Prêmios, títulos
  • Experiência profissional
  • Tempo de serviços
  • Empresas
  • Cargos
  • Funções
  • Conhecimentos
  • Áreas
  • Teorias
  • Métodos
  • Conceitos
  • Idiomas
  • Processos
  • Modelos
  • Técnicas
  • Ferramentas
  • Sistemas
  • Procedimentos
  • Cultura geral
  • História
  • Artes
  • Realidade Sócio-Política-Econômica
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pesquisa teórica
  • Pesquisa aplicada
  • Pesquisa bibliográfica
  • Pesquisa ação
  • Patentes
  • Produtos
  • Protótipos
  • Comunicação científica
  • Livros
  • Capítulos
  • Periódicos indexados
  • Eventos acadêmicos
  • Fatores de impacto
  • Citações
  • Colaboração
  • Parcerias
  • Cooperação científica
  • Projetos interdisciplinares
  • Projetos pluri-institucionais
  • Trabalho em grupo
  • Redes de ensino
  • Redes de pesquisa
  • Comunidades de prática
  • Extensão
  • Prestação de serviços comunitários
  • Programas de educação extra aula
  • Transferência de tecnologia
  • Divulgação científica
  • Participação em organizações sociais
  • Apoio em políticas públicas
  • Consultoria técnica-especializada
  • Uso de tecnologia
  • Apresentações dinâmicas
  • Tele e web-conferência
  • Vídeo-aulas
  • Vídeo-documentários
  • Áudio-aulas
  • Objetos de aprendizagem
  • Infográficos
  • LMS / Groupware
  • Dispositivos móveis
  • Sistema de gestão de projetos
  • Biblioteca digital
  • Repositório de documentos
  • Controle de versão e fluxo
  • Lousa eletrônica
  • Atualização
  • Métodos inovadores de ensino
  • Contextualização de conteúdos
  • Atualização bibliográfica
  • Temas portadores de futuro
  • Participação periódica em eventos de difusão
  • Auto-aprendizagem continuada
  • Cursos de atualização didática
  • Cursos de atualização profissional
  • Tecnologia
  • Educação
  • Modelagem do processo
  • Planejamento
  • 10.  Gestão
  • Organização de acervo didático
  • Organização de acervo bibliográfico
  • Organização de produções pedagógicas
  • Coordenação administrativa
  • Coordenação acadêmica
  • Coordenação de programas e projetos
  • Coordenação de grupos de trabalho
  • Pontualidade
  • Assiduidade
  • Controle de freqüência
  • Avaliação
  • Auto-avaliação
  • Participação em reuniões
  • Liderança de equipes
  • 11.  Ensino
  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Palestras e conferências
  • Orientações de TCC
  • Orientações de Iniciação Científica
  • Orientações de Dissertação
  • Orientações de Tese
  • Tutoria e monitoria EAD
  • Docência em EAD
  • Tele-educação
  • Abrangência de estilos de aprendizagem
  • Oficinas e workshops
  • Produção de material didático
  • Consultoria de obras didáticas
  • Uso de recursos tecnológicos
  • Motivação dos alunos
  • Aproveitamento dos alunos
  • Recuperação dos alunos
  • Avaliação pelos alunos
  • 12.  Comunicação social
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Ensaios
  • Resenhas
  • Citação em reportagem
  • Edição de publicação
  • Participação em conselho editorial
  • Participação em fórum
  • Participação em chats
  • Técnico-administrativos
  • i.     Diretor geral do programa
  • ii.     Coordenador administrativa
  • iii.     Secretário acadêmica
  • iv.     Secretário administrativa
  • v.     Organizador de biblioteca digital
  • Estudantes
  • i.     Regulares
  • Pesquisador de grupo
  • Relator de grupo
  • Coordenador de grupo
  • ii.     Especiais
  • Pesquisador de grupo
  • iii.     Ouvintes
  • Colaborador de grupo
  • Monitores e tutores
  • i.     Gestor do fluxo de conteúdos
  • ii.     Gestor do acervo de conteúdos
  • iii.     Gestor de comunicação inter-grupos
  • iv.     Orientador do uso de tecnologias
  • v.     Mediador e animador de fórum e chat
  • vi.     Assistente acadêmico: atendimento preliminar aos estudantes
  • Gerenciais
  • Documentos de gestão
  • i.     Calendário e agenda
  • ii.     Planilhas de tarefas e responsáveis
  • iii.     Briefing de conteúdo
  • iv.     Roteiro de produção
  • v.     Relatórios de fluxo
  • vi.     Índice de acervo de conteúdo
  • vii.     Relatórios de acesso
  • viii.     Relatórios de avaliação
  • Processos de gestão
  • i.     Plano instrucional
  • Definição de proposta e objetivos do curso
  • Definição de habilidades requeridas para formação de equipe
  • Pesquisa sobre perfil do público-alvo
  • Seleção de recursos humanos
  • Seleção de recursos tecnológicos
  • Gerenciamento da produção de conteúdo
  • Avaliação dos resultados
  • ii.     Plano orçamentário
  • Remuneração da produção de conteúdo
  • Remuneração da aplicação do curso
  • Contratação de serviços terceirizados
  • Aquisição de equipamentos e assessórios
  • Montagem e instalação de laboratórios
  • Aquisição ou desenvolvimento de software
  • iii.     Controle de versões
  • Registro e documentação de tarefas
  • Revisão e correção de conteúdo
  • Histórico de alterações de documentos
  • Identificação e contato dos responsáveis
  • iv.     Reuniões de avaliação
  • Equipe de produção (técnicos, professores e monitores)
  • Comunidade de aprendizagem (público modelo e cativo)
  • Com colaboradores, consultores e especialistas
  • i.     Fluxo
  • 1. Seleção de temas e abordagem
  • Indicação do conteúdo geral a ser trabalhado ao longo do curso, considerando a modalidade, o nível, o público e os objetivos do programa
  • 2. Produção de briefing
  • Levantamento inicial de informações, dados, documentos, imagens, referências e outros objetos que irão compor os conteúdos educacionais produzidos
  • 3. Roteiro de produção
  • Guia para a produção de conteúdos educacionais que discrimina a ordem e a disposição das informações um formato específico de programação
  • 5. Gravação e redação
  • Preparação de instalações e acessórios para captação de áudio e vídeo e produção de textos conforme orientações do roteiro de produção
  • 6. Edição textual e audiovisual
  • Decupagem, organização, seleção, hierarquização e destaque de informações a partir do conteúdo audiovisual e textual gravado e/ou redigido
  • 7. Consultoria técnico-científica
  • Submissão do conteúdo editado a professores e pesquisadores especializados na área para críticas, sugestões e correções possíveis ou devidas
  • 8. Revisão e controle de qualidade
  • Apresentação preliminar e apreciação crítica dos conteúdos produzidos conforme parâmetros e critérios de avaliação; checagem de informações
  • 9. Finalização e codificação
  • Conversão do conteúdo gerado para formatos compatíveis e adequados às circunstâncias e alternativas de veiculação e distribuição
  • 10. Publicação e distribuição
  • Up-load de arquivos gerados para a internet; transmissão de programas de rádio ou televisão, apresentação em sala de aula, emissão de newsletter etc.
  • Produção
  • 10.  11. Feedback do público
  • Canais interativos, emails, telefonemas, reuniões de avaliação e pesquisas de opinião com representantes de grupos diversos de público
  • ii.     Formatos
  • Texto e imagem
  • Mensagens de texto SMS (lembretes, agenda, dicas)
  • Versão em PDF de materiais para impressão (livros, apostilas, periódicos)
  • Seleção e distribuição automática de notícias por RSS
  • Verbetes, relatórios, monografias, artigos, entrevistas, reportagens
  • Infográficos, tabelas, quadros e planilhas
  • Audiovisual
  • Repositórios virtuais de vídeos e objetos de aprendizagem
  • Vídeo-aulas, palestras e conferências (streaming, download etc.)
  • Vídeos e animações de demonstração de experimentos
  • Programas educativos, debates, vídeo-reportagens
  • Documentários educacionais (linear ou interativo)
  • Recursos de hipermídia
  • Hiperlinks, hipertextos e objetos co-relacionados
  • Alternativas de acessibilidade para portadores de deficiência
  • Interfaces de comunicação
  • Navegação não-linear
  • i.     Índices dinâmicos
  • ii.     Mecanismos de busca
  • iii.     Filtros de conteúdo
  • iv.     Conteúdos relacionados
  • Telas táteis
  • i.     Objetos clicáveis estáticos
  • ii.     Objetos clicáveis dinâmicos
  • iii.     Arrastamento manual da tela. Ex: MS Surface, Apple IPhone
  • iii.     Interação
  • Comunicação
  • Mensagens instantâneas
  • Voz sobre IP
  • Tele-conferência
  • Mural de recados
  • Email
  • Chat
  • Relacionamento
  • Comunidades temáticas
  • Perfis pessoais
  • Participação
  • Up-loads do usuário
  • Fóruns de discussão
  • Blog dos estudantes
  • Enquetes, testes e desafios
  • Colaboração
  • Ferramentas wiki
  • Editores colaborativos de textos, planilhas e apresentações
  • Compartilhamento de calendários, agendas e listas de contatos
  • i.     Instrumentos
  • Objetivos
  • Questões de múltipla escolha
  • Questões Verdadeiro/Falso
  • Correspondência Conceito/Definição
  • Complementação de afirmações
  • Ritmo e freqüência de acessos ao LMS
  • Ritmo e freqüência de participação
  • Subjetivos
  • Fóruns de discussão
  • Chats de reunião virtual
  • Questões dissertativas
  • Produção de pesquisas colaborativas
  • Relatórios de pesquisa
  • Simulação e exercícios interativos
  • Realização de experimentos
  • Desenvolvimento de protótipos
  • Provas práticas
  • Monografia
  • Artigos produzidos
  • Gestão do auto-aprendizado
  • Prova escrita presencial
  • Memorial do estudante
  • ii.     Critérios
  • Qualidade da difusão
  • Rigor conceitual das informações veiculadas
  • Atualidade dos conhecimentos envolvidos
  • Clareza do material didático e das avaliações
  • Adequação de linguagem dos objetos de mídia
  • Precisão dos dados veiculados
  • Transversalidade temática dos conteúdos educativos
  • Grau de interesse despertado pelo conteúdo
  • Disposição de canais de contato permanente
  • Qualidade da recepção
  • Qualidade da conexão utilizada para acesso aos conteúdos
  • Qualidade dos equipamentos de produção e reprodução de conteúdo
  • Contagem de números, freqüência e ritmo de acessos e downloads
  • Retorno estimulado: resposta dos estudantes a atividades propostas
  • Retorno espontâneo: comentários, sugestões e colaborações não-propostas
  • Qualidade da assimilação
  • Domínio do conteúdo expresso nos trabalhos produzidos
  • Compreensão significativa de conceitos fundamentais
  • Proposição de aplicações a partir do conhecimento obtido
  • Execução de aplicações a partir do conhecimento obtido
  • Habilidades e competências desenvolvidas a partir do curso
  • Qualidade da participação
  • Assiduidade nas atividades do curso
  • Motivação para o desenvolvimento de atividades
  • Participação em atividades coletivas
  • Colaboração em trabalhos em grupo
  • Contribuições oferecidas aos trabalhos desenvolvidos
  • Qualidade de recursos humanos
  • Domínio das ferramentas tecnológicas envolvidas
  • Formação e experiência profissional e acadêmica na área
  • Dedicação a atividades participativas e colaborativas
  • Iniciativas de comunicação e relacionamento
  • iii.     Aplicações
  • Utilização didática dos conteúdos apreendidos
  • Publicação de artigos em veículos de imprensa
  • Publicação de artigos em periódicos especializados
  • Outros tipos de publicação (livros, ensaios, verbetes etc.)
  • Citações recebidas pelos trabalhos dos estudantes(fator de impacto)
  • Avaliação

                            Written by Francisco Rolfsen Belda

                            22/09/2010 às 04:54

                            Deixe um comentário

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