Televisão Digital Educativa

Modelagem de Conteúdos Interativos | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Problema e sub-projetos

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O projeto de pesquisa sintetizado a seguir foi concebido em colaboração ao Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (Faac), da Unesp em Bauru, e propõe atividades de exploração, análise, desenvolvimento e aplicação em torno de um modelo de referência capaz de representar, instruir e validar a produção de conteúdos audiovisuais interativos para emissoras educativas de televisão digital, com foco em seus processos e produtos.

Sua concepção decorre da elaboração preliminar de um modelo estrutural de conteúdos educativos de televisão digital constituído por uma série de planilhas, tabelas e mapas conceituais, resultante de pesquisa prévia e já empregado experimentalmente no desenvolvimento de um protótipo de aplicação que simula um ambiente televisivo para a aprendizagem de engenharia, contendo cenário tridimensional, navegação multi-linear e acesso a vídeos com conteúdos extras e complementares sob demanda.

De modo geral, o projeto visa testar e aprimorar esse modelo por meio de sua aplicação no desenvolvimento sistemático de conteúdos educativos de televisão digital em projetos em curso no Programa de Pós-Graduação e na emissora de Televisão Digital Universitária da da Unesp em Bauru, contribuindo para o estabelecimento e a validação de processos regulares de desenvolvimento desses conteúdos, a partir da elaboração de um novo modelo de referência para a produção programas audiovisuais interativos.

Por fim, é possível levantar ao menos três hipóteses que associam a modelagem de conteúdos a seus processos de produção:

  • Modelos estabelecidos para mídias convencionais não satisfazem requisitos introduzidos pela televisão digital;
  • Linguagens de notação devem combinar rigor simbólico a elementos visuais de inteligibilidade;
  • O processo de produção de conteúdos tende a fragmentar-se em redes colaborativas e seus produtos podem ser descritos como ambientes navegacionais de fruição interativa.

Sub-projetos

Identifica-se, ainda, um conjunto de problemas que podem associar-se como sub-projetos à pesquisa proposta, tais como

  • Desenvolvimento de uma ontologia de padronização semântica para os processos e conteúdos descritos;
  • Adaptação dos conteúdos modelados e prototipados para dispositivos móveis e portáteis;
  • Criação de ambientes temáticos contextualizados para aprendizagem audiovisual;
  • Validação avançada das aplicações prototipadas por meio de análises heurísticas e cognitivas.

Written by Francisco Rolfsen Belda

20/09/2010 às 02:56

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